Fale ! + O silêncio de Melinda (2004)




Sinopse:

"Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.' Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios - o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa ?" 

Via: https://books.google.com.br/books/about/FALE.html?id=_VWVngEACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR


O filme "O silêncio de Melinda" se baseia no livro "Fale!", conhecido não só no Brasil mas internacionalmente. Melinda vive uma situação que infelizmente é muito comum no nosso pais: o abuso sexual. Ela então se vê em uma situação desesperadora onde a única saída e seu único alívio é não falar mais.


Melinda então é julgada por todos de seu colégio por ter acabado com uma festa de adolescentes, onde a mesma chama a polícia por ter sofrido o abuso. Mas ninguém sabe o que realmente aconteceu. Ela sofre e carrega o terror vivido dentro de si mesma, sozinha. 




O filme é estrelado pela atriz Kristen Stewart que dá vida a personagem de um modo incrível e totalmente real. Em falar em real, é uma ótima história para sabermos mais sobre esse assunto tão importante e comum que nos rodeia

Melinda vai encontrar certo conforto em uma aula incrível de artes ministrada por um professor mais incrível ainda. Mas a sombra desse passado não tão distante ainda vai persegui-lá e fazer com que Melinda não consiga mais viver a vida normalmente. 





Várias lições são aprendidas com a história e ela deveria ganhar mais espaço não só no mundo da literatura, mas como no mundo dos filmes. E apesar de ser uma história antiga, representa muito mais o nosso mundo atual do que outras que conhecemos.

A culpa nunca é da vítima. 




Comentários

Postagens mais visitadas