Não Se Humilha, Não


Não Se Humilha, Não - Isabela Freitas 
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5

🔺 ALERTA DE GATILHO: relacionamento abusivo, violência contra a mulher e machismo.


Isabela Freitas possui a série "Não Se Apega, Não" desde 2014, onde vendeu cerca de 1,5 milhão de exemplares. Isabela (sim, a protagonista possui o mesmo nome da autora !) têm a vida mais parecida com um filme. Juntos com seus melhores amigos, Pedro e Amanda, Isa vive a vida intensamente cometendo erros como qualquer ser humano e aprendendo cada vez mais sobre amor prórprio e sobre manter as pessoas importantes da sua vida sempre por perto. Passando por aquela fase em que TODO MUNDO PASSA, Isa se ilude no amor, briga com a família, precisa mentir para os melhores amigos e tudo o que uma jovem do século XXI precisa passar para crescer. 
Em "Não Se Humilha, Não" Isabela Freitas aborda o relacionamento de Isabela e Gustavo. No começo é tudo um conto de fadas e Gustavo é um namorado PERFEITO ! Até que ele começa a ser perfeito demais e começa, depois de um tempo, a mudar suas atitudes. 
Vivendo um pesadelo, Isa começa a se perder de si mesma perdendo seu próprio brilho, começa a se afastar dos melhores amigos e da família, e começa a perceber que pode na verdade estar vivendo um relacionamento completamente abusivo. 

Uma das minhas principais dúvidas foi sobre a linha temporal da história, mas já é de conhecimento público de que esse 4º livro se trata, na verdade, de uma parte da vida da Isa que se passa ANTES do "Não Se Apega, Não".  Com certeza sem essa explicação eu ficaria confusa, pois ele não parece dar continuidade aos outros livros. 

Na minha opinião é um livro extremamente forte, mas extremamente necessário.


 


Com um aprendizado enorme durante a leitura, me peguei muitas vezes com muita aflição e muito nervoso pela personagem. Os sinais são claros para nós de fora, mas uma pessoa seja homem ou mulher que está vivendo em um relacionamento desses não consegue perceber de imediato, e isso é triste demais. 
Isa se culpa por usar determinada roupa, por não querer comer toda a comida do prato, por falar alto, por querer contar um fato de seu dia mas não ser ouvida e de ter que se afastar das pessoas que ela mais ama. Eu não posso imaginar como é passar por situações de abuso, sendo físico ou até mesmo  verbal ou psicológico.
Se você conhece alguém que está passando por isso ou você mesmo(a) acha que está em um relacionamento estranho: PROCURE AJUDA !

Amor não é se humilhar para os outros, não é deixar de ser você mesma e não é sofrer e se culpar por coisas que você nunca fez. 
Com certeza uma leitura que valeu muita a pena, que me fez sair um pouco da minha zona de conforto (fazia tempo que não lia nada voltado mais a auto ajuda), e que me fez pensar em mim mesma: me amar mais nesses tempos difíceis em que estamos vivendo. 
Característica de Isabela Freitas, o livro é recheado de mensagens de amor e autoestima no meio de situações conturbadas e de cortar o coração. Se você ainda não conhece a escrita da autora, vale a pena conhecer !


" - Obrigada, Pê, Eu não sei o que faria sem você. Sério. - Enxugo minhas lágrimas e o encaro. - Assisti a todas as temporadas de Lost recentemente, e na série tem um personagem que se chama Desmond. Ele é o meu preferido, sabe. Vou te contar a história dele para você entender aonde eu quero chegar... - Ele se vira no banco para me observar melhor, com a cabeça apoiada nas mãos. - Desmond se torna um viajante do tempo devido a uma explosão que aconteceu na ilha. Mas quando uma pessoa viaja para frente e para trás no tempo, precisa de uma constante, no caso uma pessoa que ele escolhe, para servir de ponto de referência nessas viagens do tempo, alguém que vai ajudá-lo a parar esse loop de viagens entre realidades diferentes. - Respiro fundo e continuo a palestra. - Se essa constante não é encontrada, as oscilações de tempo se tornam mais frequentes e caóticas, levando até a morte da pessoa. Falei isso tudo só pra dizer que - abro um sorriso - com certeza você é minha constante, Pedro Miller. Entre todas as minhas fases, minhas loucuras, meus altos e baixos, minhas "viagens", você é a "coisa" mais estável. Não gosto de inflar seu ego, que já é elevado - ele revira os olhos, convencido e orgulhoso com o que tinha ouvido -, mas eu precisava dizer isso."  (pág. 222)




- Isa Prado
@livrosisa



OUTROS:








Comentários

Postagens mais visitadas