Lute Como Uma Garota


Lute Como Uma Garota: 60 Feministas Que Mudaram O Mundo - Laura Barcella e Fernanda Lopes
Prefácio: Mary Del Priore
Editora: Cultrix
Tradução: Isa Mara Lando
Nota: 4/5


Lute Como Uma Garota trás a história de 60 mulheres que contribuíram e fizeram a história do feminismo no Brasil e no Mundo. São histórias de superação, luta e igualdade de gênero que nos enchem os olhos de orgulho e admiração.
Nós mulheres, lutamos contra o preconceito de gênero, de cor, de raça, de idade, de sexualidade, de religiosidade, e contra o abuso físico e mental desde muito antes do assunto virar pauta. Mary Wollstonecrapt, por exemplo, é considerada a primeira feminista e escreveu livros sobre os direitos da mulher lá no século XVIII.

O livro nos trás 6 pontos importantes na história de cada uma delas:

⤷ Por que ela merece a fama
⤷ País de origem
⤷ Seu legado
⤷ Sua história
⤷ Suas grandes realizações
⤷ Frases Famosas

São diversos nomes que fazem parte do mesmo. Desde preciosidades da história como Marie Curie e Frida Kahlo, como nomes recentes igual à Beyoncé, Malala e Hillary Cliton.
A parte verde e amarela enche nosso coração de gratidão com Nísia Floresta, Chiquinha Gonzaga, Anália Franco, Maria da Penha e muitas outras !




Foi uma leitura em que levei alguns meses para concluir. 
Levei esse livro mais como um livro de estudos mesmo (enchi de marcações e post-its !), então quis aproveitar mesmo cada página. Talvez ler ele todo de uma vez seja um pouco cansativo pela quantidade de informações.  

Fico imaginando uma edição mais recente, com nomes femininos - principalmente brasileiros - que estão na boca do povo e com histórias que merecem MUITO que fiquem registradas, sejam elas do ramo artístico, do esporte, da política, da literatura, da ciência e da educação. 


Enfim, o assunto fica na nossa cabeça e nos faz pensar que estamos no caminho certo, e em como nos tempos das nossas avós, bisavós, tudo era completamente diferente. E mesmo ainda tendo um caminho EXTREMAMENTE longo à percorer (infelizmente), já podemos ficar felizes e gratas por essas mulheres que tiveram a coragem e a ousadia para colocar a boca no trombone e fazerem sua parte. 



- Isa Prado
@livrosisa



OUTROS:







Comentários

Postagens mais visitadas