Quem é você, Alasca?



"Então, voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão."


Não tinha expectativa nenhuma quando peguei esse livro para ler. Acho que traumatizei com o John Green quando li A Culpa é das Estrelas, já que não achei lá grande coisa. Depois li Cidades de Papel e adorei ! E me joguei na Alasca. Resultado: Um dos melhores livros da minha vida.



Não consigo explicar o que esse livro me ensinou. Nunca imaginei amar tanto essa história, amar tantos esses personagens, amar tanto a Alasca.



O livro conta a história do protagonista Miles, um adolescente que é louco por "últimas palavras" e que quer descobrir o "grande talvez" das coisas. Achei INCRÍVEL como o John Green usou esses dois assuntos. Achei genial o professor de Religião do Miles e seus ensinamentos sobre Deus, Maomé e Buda.



O livro começa com "Antes" e termina com o "Depois". Pronto, já amei o livro no começo pois trás esse suspense de antes e depois do que ??



E por último, para não dar nenhum spoiler, a Alasca é a melhor personagem do mundo. Ela representa exatamente cada um de nós. Não sabemos o que o outro pensa, o que passa pela cabeça do outro e dos problemas que ele enfrenta. As vezes, as pessoas mais felizes são as mais machucadas por dentro.



Terminei o livro com uma sensação de vazio. Não queria que ele acabasse nunca. Melhor livro do Green até agora !





"Sei que todos fazem a mesma pergunta, mas de onde saiu esse nome? Alasca?"



"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."


"Um dia, ninguém vai lembrar que ela existiu, escrevi no caderno, e depois, ou que EU existi. Porque as lembranças também desmoronam."


"O que você - você especificamente - vai fazer para sair deste labirinto de sofrimento? Agora que já conhece três importantes tradições religiosas, use seu intelecto recém-iluminado para responder à pergunta da Alasca."
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas