5 fatos de Festa Junina ♥


É junho, e com ele vêm o frio e o cheirinho de quentão. Depois do natal, a festa junina é minha "festa" e data comemorativa preferida, seguida do ano novo e do meu aniversário. Mas ninguém quer saber disso né? hahahahaha. Fico o ano todo esperando o mês de Junho para desfrutar de todas as festas juninas que me chamam. Logo, a minha playlist já vira só country e sertanejo, e eu só sei comer pipoca e tomar vinha quente hmmmmm <3.

Então decidi fazer um "Top 5" que toda festa junina têm, e que todos que já passaram pela escola, também já viveram hahahah.

♥ Danças típicas
É fato que TODO mundo já dançou aqui uma quadrilha né? Quem é de escola sabe, você fica a semana toda sem aula e só ensaiando hahahahaha (maravilha). Além da famosa quadrilha, também tem a típica dança do Pau de fita (minha preferida que eu dançava todos os anos). Uma dança típica do Rio Grande do Sul e que se espalhou pelo Brasil todo. Além disso, têm várias outras dependendo do estado ou até da escola. Mas o fato, é que é a coisa mais linda você assistir uma dança típica em uma festa junina né? Sou apaixonada por culturas, então apaixonada por essas coisas.

♥ Decoração típica
Coisa MAIS linda do mundo são aquelas bandeirinhas decorando uma festa junina. Talvez, a festa que tenha a decoração mais bonita depois do Natal e do Halloween? Aposto que sim. Sou apaixonada pelo clima que a decoração dá a festa. Um clima ÚNICO e só quem já foi em uma festa junina sabe. AMO.

♥ Roupas típicas
O que dizer das crianças (e porque não também nós, adultos) com aqueles vestidos caipiras? Eu ainda tenho o meu e você? hahahahaha. Os vestidos caipiras, a noiva e o noivo da quadrilha, ou até a simples e típica camisa xadrez. Tudo dá o ar de festa junina, e se você perceber, são roupas que geralmente só são usadas nessa época do ano, ou seja, muito amor só uma vez por ano. Me lembro de pequena de ter que dançar de vestido encarando o frio de junho hahahahaha. Quem (eu) já pegou um belo resfriado depois de uma festa junina?

♥ Comidas típicas
Melhor parte? As comidas! Pipoca, churrasco, pé de moleque, paçoquinha ♥, vinho quente, pastel, milho, doces, e etc, etc, etc ♥ ♥ ♥ É só chegar em uma festa junina e você já sente aquele cheiro MARAVILHOSO de comida típica. Nem precisa mais comentar nada. Delícia, e um dia em que todo mundo engorda sem culpa hahahahaha.

♥ Brincadeiras típicas
Quando você é criança, já chega na sua festa gastando todo o dinheiro comprando as fichas para as brincadeiras. Quem nunca sonhou em ganhar um prêmio BOM? Porque eu só ganhei aqueles de plástico mesmo e sem graça hahahahaha. Entre as brincadeiras típicas estão: a pesca, o futebol, o tiro ao alvo, entre outras. E eu ainda vou realizar o meu sonho de pegar todos os peixinhos da pesca e ganhar o belo urso de pelúcia ;)

 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
 
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
 
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
 
Fonte: Festa Junina - A história. Google.
 
Então, aproveita esse friozinho e vá a uma festa tomar um vinho quente e comer uma pipoquinha enquanto aquela trilha sonora junina fica ao fundo.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas