Sobre a diferença


Sempre me perguntei o que era ser diferente, e o que a diferença significava. Cheguei a conclusão que: é tudo besteira. Difícil ter ainda que explicar para algumas pessoas, em pleno 2014, que somos todos iguais, independente de cor, religião, sexualidade, entre outros.


Quero dar um exemplo sobre isso. Infelizmente essas "diferenças" começam ainda no tempo de escola. Enquanto todas as meninas estão brincando de Barbie, tem aquela que está sendo excluída por ler um livro, ali no cantinho dela. Enquanto todos os meninos estão jogando futebol, tem aquele que está sendo excluído por gostar mais de ciências do que ficar correndo atrás de uma bola.


O ser humano precisa começar a ter mais consciência e responsabilidade pelo seus atos. E isso serve de alerta aos pais dessas crianças que são isoladas por motivos totalmente desnecessários. É nesse ambiente escolar que ela vai começar a mudar de atitude, mudar de aparência, mudar de humor, e mudar de saúde, porque eu sempre digo e repito: isso leva à doenças sérias.


E o que será que leva a criança excluir a outra por ser "diferente" ? Será que no fundo ela também precisa de ajuda ? Será que ela se sente diferente também e por isso desconta sua diferença no outro ?


O grande problema é que nós não nos damos conta da grandiosidade da situação e deixamos passar batido. É preciso ficarmos de olhos bem abertos porque esse tipo de situação está ai na nossa esquina e nós nem percebemos. É preciso conhecermos nossos filhos, irmãos e amigos, para perceber se há algo errado. E tanto o agressor, como o agredido.


Sabe o que as pessoas que praticam bullying ganham ? Nada. Elas até ganham status. Status que aliás, daqui a uns anos ninguém mais se lembra. Sabe aqueles filmes em que a nerd vira uma mulher rica e poderosa, enquanto o cara mais popular da escola vira lixeiro ? É isso. Em que lado você quer ficar ? Qual o futuro que você quer ter ?


Não tenham medo de ajudar pessoas que são excluídas. Elas estão ali porque precisam de você. Não tenham medo de pedir ajuda caso esteja sendo excluído(a). Aprendi que o medo não leva a nada, ele só atrasa a nossa felicidade.


É preciso tentar mudar essa situação ridícula que continua acontecendo nos dias de hoje. Sabe porque ? Porque isso me assusta. Porque isso te assusta também que eu sei. Porque você não quer que nada aconteça com o seu irmão mais novo, com o seu filho ou com o seu melhor amigo, e muito menos, com você.


Comentários

Postagens mais visitadas