Agatha Christie


Agatha Mary Clarissa Christie, é considerada a rainha do crime e a autora mais vendida e traduzida do mundo depois da Bíblia e de Shakespeare. Começou a escrever em 1916 e seu primeiro livro foi publicado em 1920.

Seu primeiro casamento foi em 1914, onde a mesma herdou o sobrenome Christie. Mas depois de um relacionamento conturbado, Agatha se separou em 1926, onde teve sua primeira e única filha, Rosalind.

Casou-se novamente em 1930 com um arqueólogo, o que a fez viajar por todo o oriente médio e escrever vários livros com essa temática.

Agatha segue um "modelo" de narrativa em praticamente todos os seus livros . Primeiro ocorre um assassinato, depois há o desenrolar dos fatos, pistas, suspeitos, e um detetive trabalhando no caso. Em seguida, o desfecho surpreendente revelando o assassino, como ocorreu o assassinato e o motivo. Há alguns livros da autora que fogem desse padrão, alguns deles são muito conhecidos, e são sensacionais do mesmo jeito.

Seus principais personagens são dois: Hercule Poirot e Miss Marple. Poirot é o principal e mais famoso detetive da autora, e seus livros são geralmente os melhores, os mais surpreendentes, e os preferidos da maioria das pessoas. Miss Marple, diferente de Poirot, não é nenhuma detetive famosa. É apenas uma velhinha atenta e muito inteligente que desvenda os crimes de uma maneira incrível.

Agatha também tem outros personagens em alguns livros, como outros detetives, e livros onde não há nenhuma pessoa investigando o caso. Nem por isso deixam de ser fantásticos, e o mais famoso clássico da autora segue nesse padrão.

Agatha Christie é a minha autora preferida por ser original em suas histórias. É impossível não se surpreender com os casos. Posso afirmar que li mais de 30 livros da mesma e que em apenas um descobri o assassino.

Por ser uma autora antiga, sinto que a mesma não tem grande divulgação para os jovens de hoje em dia o que é um erro. Seus livros são capazes de conquistar pessoas de todas as idades, e serem lidos por várias gerações. Espero que a autora possa ser mais conhecida principalmente no Brasil, fazendo com que todos possam conhecer o universo da rainha do crime.

Decidi abrir um espaço no blog para resenhas de livros da Agatha. Volto a repetir que o objetivo do blog não é de fazer resenha de livros, estou apenas abrindo um espaço para Agatha Christie porque ela é minha escritora favorita.

* PRINCIPAIS OBRAS:

- E não sobrou nenhum (O caso dos dez negrinhos)

- Assassinato no expresso do oriente

- O assassinato de Roger Ackroyd

- O misterioso caso de Styles

*CURIOSIDADES

- Agatha Christie desapareceu por 11 dias depois de se divorciar do primeiro marido. É um mistério o real motivo de seu desaparecimento. Há aqueles que acreditam ser proposital para assim escrever outras histórias, aqueles que acreditam que foi realmente foi uma vingança para seu primeiro marido, e aqueles que acreditam em alguma perda de memória ou algum tipo de depressão.

- Agatha, durante seu primeiro casamento, trabalhou como enfermeira em um hospital. É por isso que em muitos livros, a mesma usa o assassinato por envenenamento, já que a autora tinha grande conhecimento sobre o assunto.

- Nos anos de 1920, Agatha deu uma volta ao mundo com seu marido.

- Agatha escreveu histórias sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

- Durante a Segunda Guerra Mundial, a autora ficou com medo de morrer. Por esse motivo, escreveu dois livros em que um "mata" Poirot e no outro "mata" Miss Marple.

- Entre seus próprios livros, seus preferidos são: A casa torta e Punição para a inocência.



 

Para ler as resenhas feitas pelo nosso site sobre os livros da autora, é só clicar na tag #AgathaChristie. Divirta-se!

Comentários

Postagens mais visitadas