#MLI2015: Caixa de pássaros



Outra leitura que tive a sorte de acrescentar na minha maratona foi Caixa de pássaros. Todo mundo que me acompanha sabe que eu AMO terror, mistério, suspense, assassinato, sangue, luta, morte..... E há alguma tempo eu tinha visto esse livro na livraria e me interessado bastante pela sinopse, mas claro, não tinha dinheiro. Até que um dia, finalmente levei pra casa essa lindeza.

O livro conta a história da Malorie e seus dois filhos que lutam para fugir da casa onde vivem sozinhos, em busca de um lugar mais seguro para criar as crianças desde que tudo começou. Há quatro anos atrás, o mundo foi tomado por seres/criaturas/monstros/animais, não se sabe o que, que simplesmente começaram a atacar as pessoas. Aqueles que OLHASSEM para essas criaturas, ficariam loucos e se matariam das formas mais horríveis possíveis. Então, Malorie tem a missão de levar os seus filhos a um lugar mais seguro, mas com os olhos vendados.

Eu me interessei MUITO por esse livro, muito mesmo. Ele se divide entre passado e presente o que eu achei fantástico. No passado, nós sabemos mais sobre a vida da Malorie e da sua irmã Shannon que viviam juntas. Mas enquanto Shannon acreditava e morria de medo das criaturas dominarem o lugar onde elas moravam, Malorie não acreditava muito. As pessoas estão morrendo e o governo não diz nada além de "Tranquem as portas".

Até que um dia, Shannon vai para o andar de cima e Malorie não a ouve mais. Curiosa, ela sobe as escadas atrás da irmã e vê que a janela do banheiro está aberta. Shannon viu alguma coisa, e Malorie encontra a irmã morta com uma tesoura no peito. Em desespero, pois descobriu uma gravidez recentemente, Malorie sai de casa com os olhos vendados e vai atrás de uma casa com pessoas para se sentir mais segura. E é ai que ela encontra a casa de George, e o grupo que vive lá.

Foi nesse momento que eu não consegui mais largar o livro, a curiosidade foi enorme, o medo foi gigante e eu não sabia como assimilar o que estava acontecendo no presente, já que no passado ela estava morando na casa de George com várias pessoas e segura.  E se no passado ela já passava por situações extremamente perigosas, imaginem no presente, sozinha com as crianças.

Me arrisco a dizer que esse livro me lembrou um pouco (ou muito) The Walking Dead, só que um TWD de um jeito MUITO pior. O modo como eles tem que ir atrás de comida em outras casas, ir em farmácias, bares, é muito igual ao começo da série. Só que diferente da série, eles tinham que fazer isso tudo vendados, sem ver a luz do dia por anos.

Amei os personagens, achei muito inteligente ter um cachorro na história, afinal, nós não sabíamos se as criaturas também atacavam animais ou não. E a ideia da Caixa de pássaros, que realmente existe na história, com o título e com a história em si tem tudo a ver. Todos presos em um lugar, vivendo apenas pela audição e ficando atentos e alertando qualquer perigo que houvesse lá fora.

Só não dei cinco estrelas para o livro, porque o final deixou duas perguntas a desejar. Então para quem não leu, vou deixar em forma de spoiler.

1- O que afinal eram as criaturas? Eles não deixam isso claro no livro. Não tem explicação. Mas acho que as criaturas eram o que estava escrito no caderno do Frank/Gary: humanos. "O homem é a criatura que ele teme" (página 191). Mas isso não ficou claro no livro.

2- O que aconteceu com o Gary? Porque ele via as criaturas e nada acontecia com ele? Foi um personagem que me assustou MUITO e eu gostaria de saber o que aconteceu com ele. E acho que a segunda pergunta se encaixa no que eu falei acima: o homem era a criatura, se ele não se deixa levar pela loucura, ele simplesmente não é tomado por ela. Será? Outra coisa que não foi explicada no livro.

Enfim, é um livro sensacional, fazia muito tempo que não lia um livro de terror assim. Super recomendo, mas prometa que não vai ser igual eu e ficar com medo de olhar para a rua depois!

Comentários

Postagens mais visitadas